Resenha: As Vantagens de ser Invisível (livro)


(na parte branca da capa, tem uma pessoa desenhada, mas você só ve as vezes, com a presença de luz, o que eu achei um máximo por causa de nome do livro e tudo mais haha)

Não sou boa mesmo em resumos, mas tem gente que não conhece e precisa de uma base pra entender, então, vai aqui um resumo que eu peguei da internet mesmo. O livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky (escritor) capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
Ok, só para explicar um pouco melhor, do meu jeito. O livro começa no ano de 1991 e termina em 1992 (e eu não sabia de muita coisa que já existia naquela época), as cartas são destinadas a um amigo (no caso, você) e, pelo o que eu entendi (alguém, me corrija se eu estiver errada, e se você souber) Charlie não usa o nome verdadeiro das pessoas na carta, o que me fez ficar confusa em relação ao filme (vou falar lá em baixo). Assim, resumido parece que você já sabe tudo do livro, mas um monte de coisa acontece, vale MUITO a pena a leitura, e mesmo se você não gosta de ler, porque tem 223 páginas, as letras são médias, e o livro é estreito!
Tumblr_m5crwxfnep1qawiivo2_r1_500_large
Procurei não me informar muito sobre o livro (só vi o trailer do filme) e como todos falavam super bem, acho que criei uma expectativa muito grande, e no começo achei ele normal, com umas partes muito legais, mas normal. Mais ou menos no meio do livro, me dei conta que o livro inteiro era composto pelas cartas de Charlie (sério, eu sabia que eram cartas, mas não que o livro todo era composto só delas), quando percebi eu fiquei meio "ué" por ser uma leitura diferente, mas nem liguei. Lá pra página 100 o livro começou a ficar muito bom! Eu fiquei presa na leitura e não consegui parar de ler até acabar. Me assustei um pouquinho porque o livro contém palavrões, sexo, drogas -não me assustei com drogas, mas resolvi acrescentar na lista heh- e etc (então, se você é inocente demais, não leia) porque não sabia que ia ter isso no livro, mas tudo bem haha
Em umas partes do livro eu não entendia nada do que Charlie estava sentindo; mas quando realizei que ele mesmo não entendia, deixei pra lá.
O final do livro (a parte do Charlie com a Sam) é a coisa mais linda do mundo! A Sam fala umas coisas que eu vou ter que parar pra refletir por um bom tempo e depois acontecem umas coisas lindas.
A maioria dos sentimentos que o Charlie tem, eu tenho também, então eu achei que pra mim, o livro veio na hora certa. No final eu tinha ficado péssima porque não estava entendendo nada do que estava se passando e fiquei mais desesperada ainda quando Charlie escreveu "Só quero que você não se preocupe comigo, ou pense que vai me encontrar, ou perca mais seu tempo comigo, porque você significa muito para mim, e eu espero que você tenha uma vida legal, porque eu acho que merece.", dai veio a parte do epílogo e tudo meio que se explicou, ai eu fiquei tranquila haha 
No final Charlie usa palavras reconfortantes, ele diz que tudo vai ficar bem e tudo mais, o que me fez sentir realmente bem, porque quando uma pessoa fala pra você "vai ficar tudo bem" você normalmente pensa que não, todo mundo diz isso e nada acaba bem, mas alguma coisa te faz acreditar nas palavras dele (meio clichê, mas é verdade).
-
Não achei o livro em lojas físicas, então optei por comprar pela internet. Comprei na Livraria cultura (x), porque a Saraiva não me informava se tinham achado o livro para mandar ou não e a Livraria Cultura entregou em 4 dias (era para ser em um, mas eu comprei na sexta, a noite). Clique AQUI.

Vou comentar bem rápido sobre o filme, já que o foco do post é no livro, e eu acho que já escrevi demais.
Quando foi avisado que o filme estava sendo gravado, ei fiquei muito animada. Já sabia do livro, e tinha vontade de ler (não li porque não tinha mais tanto gosto pela leitura como antes -o que mudou heh-), então os nomes do pessoal do elenco saiu e eu fiquei muito empolgada.
O filme já foi gravado e lança dia 14 de setembro nos EUA (não há data de estréia no Brasil ainda). Pelo que vi do trailer, não sei se eles vão seguir tanto assim o livro, mas mesmo assim estou muito ansiosa pra ver (espero que não fique com uma expectativa muito grande, como no livro heh) e, mais uma vez, fiquei confusa por causa dos nomes, já que Charlie disse no livro que mudou o nome de todos, mas no filme os nomes são os mesmos (?).
O elenco não podia estar melhor (mentira, se alguém ali fosse ruivo eu ia amar, mas como não é o caso...haha), tem Emma Watson (Sam), Logan Lerman (Charlie), Ezra Miller (Patrick), Nina Dobrev (?) e etc...E para os que ficaram curiosos a respeito do trailer...
-No trailer está "baseado em um romance aclamado pela crítica" mas eu garanto que não é nada meloso, e que é tão bom que nem parece romance, sério.-
Ps: Como vocês podem ver, eu realmente não sou boa quando o assunto é escrever haha mas espero que tenha ajudado quem pediu para eu fazer a resenha e causado interesse em muitos. Realmente espero que a maioria leia o livro porque pode parecer meio normal no começo, mas vai ficando MUITO bom pro final.
Ps2: Uma menina me perguntou pelo tumblr porque eu estava demorando um tempo pra fazer o post (já que estava tão animada com o livro e tinha lido jogos vorazes e tals em pouco tempo) e eu demorei porque, no começo, como já disse, tinha achado o livro normal e tinha criado muita expectativa, então eu li um pouco e parei, e voltei a ler porque todo mundo falava realmente bem e eu achava impossível ser normal até o final (faz sentido? haha).

Brenda

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. EMMA NO ELENCO JUNTO COM O LOGAN ? PERFEITOOOOOOOOOOOOOOO ? eu quero ler o livro *-* obg pelo resenha. Bjs da Déborah :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é?? fiquei muito assim quando soube haha
      yay, leia sim!
      xx

      Excluir
  2. ESSE LIVRO É PERFEEEEEEEEEITO DEMAIS. Amei a sua resenha, e é uma pena que o livro seja uma complicação e só pra conseguir comprar.

    É uma leitura tão fácil e gostosa que eu acho quase obrigatória de se ler! Hahahaha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom messssmo. obrigada e, realmente é uma pena que seja uma verdadeira caça pra comprar!
      Eu particularmente acho que todo mundo tinha que ler esse livro uma vez na vida!
      Beijos!
      xx

      Excluir
  3. O livro é classificado como "romance" pois todo e qualquer produção textual mais trabalhosa de ser feita (geralmente livros) são classificados com esse nome. ;)
    Estou surpreso de te ver lendo tanto esse ano e confesso que estou lendo cada vez mais também...
    (P.S. no meu comentário ficou parecendo até que a gente não se conhece uidfsyhdufih)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pff muito complexo.
      né aposkaopk ta todo mundo tipo "sério mesmo que ce ta lendo isso tudo?"

      Excluir